Congregação das Irmãs de São João Batista

Província Brasileira

 

Realizamos com imensa alegria a nossa segunda Missão Batistina nos dias 28, 29 e 30 desse mês setembro de 2012, em Itapecerica, MG.
Itapecerica é o berço da Congregação das Irmãs Batistinas no Bra-sil. Foi uma experiência inesquecível que as vinte e duas Irmãs Batistinas e as duas noviças fizeram ali. Elas foram acolhidas com grande receptividade, nas celebrações eucarísticas, celebrações da Palavra, encontros com crianças, adolescentes, jovens, casais e lideranças, visitas às famílias e doentes…. Agradecemos ao Deus da Vida pelo dom da vida de cada pessoa que encontramos e convivemos durante estes dias maravilhosos. Tudo é Graça! Só temos a agradecer a oportunidade a nós oferecida, através do nosso caríssimo Mons. Pedro Ferreira Gondim, Pároco da Paróquia São Bento de Itapecerica e ao querido Povo Itapecericano, das comunidades Rurais e Urbanas.


DA NOSSA HISTÓRIA…
A guerra havia interrompido as relações regulares entre a Itália e a América, mas não havia impedido que de ambas as partes, a Congregação, no meio de tantos obstáculos, florescesse para as obras de bem. O cente-nário do nascimento do tão Venerado Fundador Afonso Maria Fusco (1939) (hoje Beato Afonso Maria Fusco), tinha marcado o nascimento de uma terceira ramificação de sua plantinha, agora já árvore frondosa e robusta.


A Congregação foi convidada pelo Exmo. e Revmo. Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Dom Antônio dos Santos Cabral, para assumir a direção da Santa Casa de Misericórdia de Itapecerica, no mesmo Estado, onde era Vigário e Provedor o incansável e dinâmico Dom José Medeiros Leite, Bispo de Oliveira – Minas Gerais. E embora se avolumasse a nuvem da guerra, as primeiras Irmãs conseguiram partir, a 16 de setembro de 1939, de Gênova. E chegaram em Itapecerica dia 05 de outubro de 1939 às 23h30min. Uma multidão estava esperando as Irmãs na estação. O povo batia palmas com grande alegria e entusiasmo dizendo: Bem-vindas! Bem-vindas ao Brasil! Bem-vindas a Itapecerica! A banda musical do tiro de guerra tocou com vibração, o Hino Nacional Brasileiro.
(Pensamentos do Beato Afonso Maria Fusco).

Clique AQUI para ver fotos deste evento.