Congregação das Irmãs de São João Batista

Província Brasileira

 

 

Formação


 

Aspirantado

em construção

 Voltar


 

Postulado

As postulantes são as jovens que verificaram concretamente seu projeto vocacional, mostraram ter motivações válidas baseadas na fé e possuem as qualidades exigidas por nossa vida como pessoas consagradas.

A postulante pode morar na casa de formação, ou em uma comunidade, para estar atenta às necessidades da vida a que ela aspira e às possibilidades que lhe são oferecidas para realizar plenamente sua vocação.

 

Natureza e finalidade

 

O postulado é o período de preparação imediata para o noviciado ao qual a postulante está explicitamente orientada. É caracterizado por uma formação humana e cristã mais intensa.

A finalidade deste período é ajudar a jovem a aprofundar o chamado de Deus e a crescer na fé a sua resposta através de experiências válidas de oração, vida comunitária e vida apostólica; Permitir ao Instituto verificar, através do diálogo e da vida, as atitudes e potencialidades da postulante para o desenvolvimento.

 

 

 Voltar


 

Noviciado

O noviciado constitui o período fundamental de todo o processo de formação. Durante este tempo, a noviça com a oração, estudo e prática dos conselhos evangélicos, cresce em amor por Cristo e faz uma experiência mais viva das necessidades essenciais da vida religiosa.

Com o estudo da vida e do carisma do Fundador, das Constituições e da história da Congregação, a noviça assimilará o espírito do Instituto em sua essência e dinamismo originais.

O noviciado, sob a orientação da mestra, em silêncio e oração, à semelhança do Batista, prepara-se para a devida missão em nossa família religiosa.

 

Objetivo do noviciado

 

O objetivo do noviciado é ajudar a noviça a aprofundar as necessidades da vida religiosa e assumir com livre e sincera vontade a identidade do Batista como um projeto a ser realizado na vida.

 

Endereço:
A casa de Formação “Noviciado São João Batista” fica na Av. Francisco Sales, 127, Bairro Floresta

30150-220 Belo Horizonte - MG

 

 Voltar


 

Juniorato

O juniorato é o período dos votos temporários: é um tempo particularmente importante e delicado para a maturação vocacional e para uma preparação gradual rumo à profissão perpétua.

 

O objetivo deste período é oferecer às jovens professas a oportunidade de verificar e aprofundar sua escolha vocacional na vida concreta para torná-lo irreversível; fortalecer a união com Deus na experiência da caridade pastoral; completar a preparação profissional específica; permitir ao Instituto verificar a idoneidade das professas de emitir os votos temporários e, em particular, a profissão perpétua.

 

O tempo do Juniorato

 

No espírito do que Santo Afonso Maria Fusco tinha afirmado na Regra primitiva: "Recomenda-se aproveitar o tempo de juniorato para exercitar-se no estudo, nos trabalhos e nos outros deveres do Instituto". Estes anos são dedicados ao aperfeiçoamento da formação doutrinal e apostólica, com a obtenção das qualificações legalmente exigidas e complementação das diversas especializações profissionais, a critério da Congregação.

 Voltar


 

Formação Permanente

em construção

 Voltar


 

Votos Religiosos

em construção

 Voltar