Congregação das Irmãs de São João Batista

Província Brasileira

 

Quem Somos

 

A Congregação das Irmãs de São João Batista (Batistinas), fundada em Angri (SA) em 1878, por Santo Afonso Maria Fusco, é uma congregação internacional. Ela atua em 17 países:

Itália, Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Chile, Zâmbia, Índia, Filipinas, Coreia, Polônia, África do Sul, Malawi, México, Madagascar, Moldávia, Camarões e Austrália.

A Congregação espalha por toda parte a mensagem de amor, de redenção, de humildade e de promoção humana que experimentou o sacerdote, Santo Afonso Maria Fusco, conforme o carisma:

O espírito da Congregação vem da resposta dinâmica à voz do Espírito, construído na imitação radical do Nazareno Senhor, e expressa em uma confiança ilimitada na Providência, com ardor apostólico para torná-lo conhecido, na dedicação alegre aos pobres.

Aberta aos sinais dos tempos, a Congregação pretende responder às necessidades da Igreja por meio de atividades específicas que tenham seu próprio carisma e espírito determinado. A missão, no espírito do Batista, é preparar os caminhos do Senhor e remover os obstáculos que impedem aos homens de nosso tempo de aceitar livremente a Palavra de Deus.

 


 

Finalidade

“A Congregação das Irmãs de São João Batista foi querida por Deus. Fundamentalmente baseada nos votos de castidade, pobreza e obediência, qual família religiosa na Igreja, ela tem como fim o louvor de Deus e a santidade dos seus membros, mediante a ação de Espírito Santo e a atividade apostólica, segundo o fim específico do Instituto”.

(Art. 1, § 2 das Const. da Congregação)

 

 Voltar

 


 

Espiritualidade

O espírito da Congregação tem origem em Jesus de Nazaré, no chamado recebido pelo Fundador, e é transmitido às nossas comunidades através de seus ideais. Ele se torna resposta dinâmica à voz do Espírito, realizada na imitação radical do Nazareno Senhor, e expressa por uma ilimitada confiança na Divina Providencia, pelo zelo apostólico em torná-lo conhecido, pela alegre dedicação ao pobre. (Cf Art. 3 das Const. da Congregação)

 

 Voltar

 


 

Carisma

Viver o seguimento de Jesus de Nazaré, em íntima comunhão com ele, colocando-se a serviço, especialmente dos pequenos e dos pobres. E, a exemplo de São João Batista, “preparar os caminhos do Senhor”, com a missão de evangelizar, educar e promover.

 

 Voltar

 


 

Organização

Emblema do CSJB

A Congregação das Irmãs de São João Batista é organizada da seguinte maneira:

O GOVERNO GERAL tem casas diretamente dependentes: CLINICA VILLA BENEDETTA, STRESA, MÉXICO, CORÉIA DO SUL

As outras partes da Congregação são divididas em:

PROVÍNCIAS - VICE-PROVÍNCIAS – DELEGAÇÕES

PROVÍNCIAS: ITÁLIA, EUA, BRASIL, ZÂMBIA, ÍNDIA 

ITÁLIA: Além das casas que estão localizadas na Itália, estão incluidos os paises: POLÔNIA, MADAGASCAR e MOLDAVIA                

ZÂMBIA: Além das casas no território da Zâmbia, são incluidos os paises: MALAWI, ÁFRICA DO SUL e CAMARÕES 

VICE PROVINCIAS: CHILE e FILIPINAS

FILIPINAS: No dia 7 de outubro de 2016, as Irmãs da Vice-Província das filipinas abriram uma casa na Austrália. 

DELEGAÇÕES: CANADÁ e MADAGASCAR

 

 Voltar

 


 

Identidade Jurídica

DADOS INORMATIVOS SOBRE A CONGREGAÇÃO NO BRASIL

A Congregação de São João Batista é de direito Pontifício com aprovação obtida a 1º de março de 1927, por Sua Santidade Pio XI.

Reconhecimento Civil Brasileiro:

É uma Entidade Eclesiástica civilmente reconhecida fundada no Brasil aos 06-10-1939, constituída como Pessoa Jurídica desde outubro de 1942. Estatuto Jurídico registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Belo Horizonte, Minas Gerais, sob o nº 480, Livro A-1, Fls. 19-V.  

Personalidade Jurídica:

Inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas no Ministério da Fazenda, sob o 17.257.510/0001-41. Reconhecida de Utilidade Pública Federal pelo Decreto 55966 de 20-04-1965, publicado no Diário Oficial da União de 04-05-1965.

Com sede à Rua Célio de Castro, 467 – Bairro Floresta.  31110-000 Belo Horizonte – MG

Presidente:

Atualmente a Presidente é Irmã Maria Antônia Ferreira da Conceição.

 

 Voltar

 


 

 

Visão - Missão - Valores

em construção

 Voltar

 


 

Organização

em construção

 Voltar

 


 

O Emblema da Congregação das Irmãs de São João Batista

Emblema do CSJB

Descrição

O Emblema da Congregação tem a forma de escudo dividido em duas partes:
uma de cor branca e outra vermelha.

Está atravessada por uma espada, em forma de cruz, sobre a qual se estende uma faixa verde com a escrita “Ecce Agnus Dei”.

Está circundado por um rosário, onde as dezenas são formadas por contas azuis e unidas por contas douradas.

No alto, na faixa azul, estão escritas as iniciais “CSSGB, Congregazione delle Suore di San Giovanni Battista” (em italiano), e “CISJB Congregação das Irmãs de São João Batista”.

Significado Dos Símbolos

O Emblema representa a fé:

“tenham sempre na mão o escudo da fé, e assim poderão apagar as flechas inflamadas do Maligno”
(Ef 6,16)

As cores branco e vermelha indicam a pureza e o sangue do martírio, que caracterizam São João Batista, patrono e guia da Congregação.

A espada, arma de defesa, colocada em forma de cruz, indica o Espírito, que se revela e atua na Palavra.

“peguem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus”
(Ef 6, 17b)

A faixa verde, que parte da cruz e traz a escrita: “Ecce Agnus Dei”, indica o Cordeiro de Deus, que é imolado e ressuscitado em cada Celebração Eucarística. Ele é a nossa esperança e é anúncio da Salvação, feito pelo Batista; de consequência é a missão da Congregação, que leva seu nome, como indicam as iniciais: CISJB.

“Fez aparecer uma força de Salvação… e a você, menino, chamarão Profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, o perdão dos pecados”
( Lc 1, 69; 76-77)

As dezenas do rosário que circundam o escudo, indicam a necessidade da oração confiante e a comunhão com os irmãos e as irmãs.

Com as contas azuis invocamos a SSma. Virgem que reza por nós e conosco; o “Pai Nosso”, com as contas douradas.

NB. Esta apresentação é uma releitura atualizada e integrada, da explicação feita por Madre Benedetta Saulo.

 Voltar

 


 

Origem do Nome

em construção

 Voltar